" /> Sala Fitness Condomínio – Revista VNC

Sala Fitness Condomínio – Revista VNC

REVISTA VNC NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS | AGOSTO DE 2009

CORPO E SAÚDE 
Sala de fitness nos condomínios

Uma conversa com a personal trainer e empresária Mila Toledo, consultora esportiva de condomínios de alto padrão e clubes-condomínio. Aqui, ela fala sobre as principais questões relacionadas à sala de fitness, da montagem aos programas orientados de atividade física.

Quais os primeiros passos para a montagem de uma sala de fitness no condomínio?

Em primeiro lugar, conhecer o perfil dos moradores para a adequação dos equipamentos; depois, avaliar o espaço disponível para definir a quantidade e a distribuição desses equipamentos e, por fim, estabelecer a verba de investimento para escolher modelos e marcas.

Quais são os equipamentos essenciais para ter uma sala de fitness completa?

Um programa de atividade física completo é composto por 3 tipos de exercícios: de alongamento, aeróbicos e neuromusculares (musculação). Para os alongamentos, o espaldar é excelente e não ocupa muito espaço. Para os exercícios aeróbicos, a esteira, a bicicleta ergométrica e também o eliptical (ou transport). A musculação pede o banco regulável, halteres, barras com anilhas, caneleiras e máquinas específicas para trabalhar todos os grupos musculares.

Dependendo do espaço, indica-se equipamentos individuais, duais (com dupla função) ou do tipo multiestação (uma máquina com várias funções). Outros acessórios importantes são os colchonetes, para os exercícios no solo, além de bola, faixa elástica, minitrampolim e step.

Qual a estimativa de investimento para montar uma sala de fitness?

O mercado de equipamentos oferece opções para todos os níveis de investimento com planos de pagamento parcelados. Assim, é possível montar uma sala de fitness a partir de R$ 25.000,00, podendo chegar a R$ 1.000.000,00.

É importante ter regras para a sala de fitness?

Sim. Esse regulamento deve estabelecer horários de utilização, vestimentas, faixa etária mínima, se é permitida a entrada de visitantes, se os moradores podem deixar equipamentos particulares na sala, etc...

Como manter a sala e os equipamentos em boas condições de uso?

Existem contratos de manutenção preventiva com a própria empresa fornecedora dos equipamentos. Outra opção é contratar uma assessoria esportiva que será responsável por tudo o que se refere à sala de fitness: lubrificar equipamentos, acompanhar o serviço de assistência técnica, disponibilizar professores, organizar caminhadas, programas de férias e campanhas de conscientização.

Como iniciar um programa de atividade física no condomínio?

Primeiro, deve-se consultar o médico, que dará uma autorização (atestado médico) para a prática da atividade física. Depois, é fundamental que um profissional de educação física realize as avaliações físicas e defina o programa de atividades, os objetivos e os prazos.

Qual a importância da orientação de um profissional de educação física?

Só o professor de educação física é preparado para prescrever atividades físicas que respeitem a individualidade de cada aluno e para orientar a correta execução dos exercícios, evitando acidentes e lesões.

Quais as opções para receber uma orientação adequada no condomínio?

 

O condomínio pode contratar um professor fixo ou uma assessoria esportiva para orientar os moradores em dias e horários preestabelecido. Os moradores podem optar por contratar um personal trainer, que atende até dois alunos por horário ou formar grupos e contratar um professor para dar aulas nos horários determinados. 

Rede Social

Facebook