Aula de ginástica laboral: Conheça sua importância

Diariamente muitos funcionários vão aos seus postos de trabalho e ficam muito tempo em uma posição, ou exigem muito da sua coluna, o que pode acarretar em sérios danos, como dores intensas na região. Mas hoje já existe uma solução para esses problemas, que é a aula de ginástica laboral, uma aula de suma importância para todos os membros da empresa e que vai resultar em muitas melhorias.

A ginástica laboral trata-se de uma série de exercícios físicos que são feitos no ambiente de trabalho a fim de melhorar a saúde dos funcionários e evitar lesões por esforços repetitivos e algumas doenças ocupacionais.

Essas aulas são ministradas por educadores físicos formados e normalmente duram em torno de 10 a 20 minutos, o que já ajuda e muito a diminuir as dores nas costas ou musculares.

Os exercícios trabalhados na aula laboral apresentam baixa intensidade e são baseados em técnicas de respiração e alongamento de diferentes partes do corpo, como tronco, cabeça, costas, mãos e pés. Além disso, eles também ajudam os colaboradores a manter uma postura correta enquanto trabalham, para a coluna ou outros membros não sofrerem tanto impacto.

Quais os tipos de ginástica laboral?

Para incrementar esse tipo de ginástica na sua empresa, é importante saber também que existem outros tipos de classificações, porém todos terão sempre o mesmo objetivo, que é ajudar os funcionários no dia a dia de trabalho.

Conheça a seguir os tipos de ginástica:

  • Ginástica preparatória laboral: É a ginástica laboral executada no início da jornada de trabalho, tem duração de até 10 minutos e seu objetivo é ativar o corpo e prepará-lo para o trabalho físico, melhorando assim a disposição e alongando toda a coluna para aumento da flexibilidade e resistência;
  • Ginástica compensatória: É um exercício que pode durar entre 5 a 10 minutos e tem como função melhorar a postura no ambiente de trabalho e eliminar a tensão muscular causada pelo uso excessivo ou inadequado de máquinas e equipamentos;
  • Ginástica de relaxamento: É realizada no final do expediente, a fim de garantir o relaxamento dos músculos e diminuir toda tensão muscular ou dores na região da coluna. Nessa ginástica são feitas massagens em diferentes partes do corpo, exercícios respiratórios e alongamentos.

É importante salientar que você pode investir nos três tipos de ginástica laboral para sua empresa, assim é possível dividir os exercícios durante a semana e permitir que todos os colaboradores se sintam melhor e tenham maior produtividade ao longo do dia.

Benefícios da aula de ginástica laboral

Agora que você já conhece bem os tipos de ginástica e como elas podem ser úteis para diferentes empresas, é importante também que saiba quais benefícios elas podem proporcionar a todos os colaboradores.

Veja abaixo:

  • Traz relaxamento corporal;
  • Contribui para o aumento da produtividade;
  • Garante maior segurança;
  • Reduz dores musculares causadas por movimentos repetitivos ou má postura;
  • Auxilia na concentração e foco;
  • Melhora na relação entre colegas de trabalho;
  • Garante maior diversão;
  • Deixa o dia mais leve;
  • Garante uma melhora significativa na respiração;
  • Diminui os acidentes de trabalho.

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp